Páginas

quarta-feira, julho 13, 2011

Mimo para uma amiga especial: sal aromatizado

Quem vem acompanhando meus posts já deve ter percebido que eu sou adepta a um salzinho aromatizado :D

Realmente adooooro e venho fazendo minhas próprias misturinhas de sal (grosso iodado) e variadas ervas e especiarias, que têm dado um upgrade nas minhas aventuras culinárias.

Além de bons companheiros de dia-a-dia, percebi que esses saizinhos (quase mágicos!) também são ótimos para fazer um mimo às pessoas queridas que fazem parte da nossa vida. Já tive a oportunidade de presentear minha mãe, minha sogra, minha amiga gaúcha... e ontem eu tive a oportunidade de presentear uma amiga também muito especial que está voltando, com o maridão e o filhinho #coisamaislindadomundo, para a cidade de origem deles, depois de terem permanecido bons anos em São Paulo.

Como eu ando visitando bastante o fofíssimo blog Quitandoca, da paulista Glau que mora lá em Brasília, me inspirei nas embalagens que ela faz para seus famosos brigadeiros e criei essa versão fofinha do sal aromatizado. Fez sucesso!! :)

O bom é que consegui aproveitar coisas que eu já tinha em casa: o potinho é da geleia Queensberry, o tecidinho de algodão e a fitinha de cetim eram do bem-casado do nosso casamento (que ganhamos com todo amor da minha tia-sogra e da minha prima-cunhada!) e a colherinha de bambu veio com algum produto que eu comprei certa vez e que estava guardada esperando por uma boa oportunidade de ser utilizada! ;)

Não ficou uma graça?!

Claro que eu não poderia deixar de contar pra vocês tintin por tintin como eu preparei a belezura. Suuuuper simples de fazer e muito gostoso. Adoro usá-lo no arroz branco ou integral, no feijão, na omelete, em caldos e sopas... 

Para essa versão, eu usei:

a mesma medida do pote de geleia de sal grosso iodado
1 colher (sobremesa/cheia) de salsa desidratada
1 colher (sobremesa/cheia) de alho desidratado em flocos
1 colher (chá/rasa) de cada uma das seguintes ervas desidratadas: alecrim, orégano, manjericão e manjerona
1 colher (chá/rasa) de kümmel
1 folha (média) de louro desidratado

É só bater tudo no liquidificador (ou processador)! Eu gosto de bater até que forme um pó mais pra fino, em que todos os ingredientes fiquem bem incorporados. Mas se você preferir, pode deixar mais granuladinho, com os apetrechos aromáticos mais aparentes.

Espero, com isso, participar, de alguma forma, do cotidiano dessa família tão especial que está voltando para a cidade do coração. Fiquei MUITO contente de perceber que a decisão deixou-os MUITO felizes!!

Beijos, queridos/as leitores/as e até a próxima postagem!

2 comentários:

  1. Adorei as dicas, receitas e o blog! Vou testar essa do sal!
    Gostei de ver um blog tão legal dividindo o mesmo layout que o meu! :)

    Bjo

    http://territoriodomestico.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dani!! Obrigada pela visita e pelos elogios! Vou já lhe fazer uma visita!!

    Seja muito bem vinda!!

    Beijos*

    ResponderExcluir

Acrescente mais um ponto neste bordado! Vou adorar! ;)