Páginas

quinta-feira, julho 14, 2011

Vidrinhos de temperos e especiarias: uma ecoideia!

Inspirada pelo post Menos poluição visual na cozinha!, publicado ontem no fofíssimo Pitéu - cozinhafetiva, vou dar uma dica bem bacana pra vocês reutilizarem embalagens de vidro!

Nesse post, a paulistana-radicada-na-Bahia, Kátia Najara, contou pra gente como ela vem minimizando, com criatividade, seu desconforto com a poluição visual provocada, sobretudo na geladeira, pelas dezenas de rótulos que pululam nossa cozinha.

Para amenizar essa tortura diária de conviver com aquilo que não valorizamos (às vezes, é possível, né, gente?), a Kátia começou a melhorar a sorte dos vidrinhos variados de produtos que todos nós consumimos regularmente: geleias, conservas, molhos e por aí vai. Olha só o que ela faz com as embalagens de vidro:


Prateleira de vidrinhos da Kátia Najara do Pitéu

 "Tiro os rótulos, lavo bem lavado, dou banho de água quente, deixo escorrer emborcados e depois seco bem legal com pano limpinho; fecho e vou colocando ali sempre à mão, que é para no exato momento em que eu abrir um sachê de molho de tomate, por exemplo, já passar a mão num deles, de tamanho proporcional, e já colocar bonitinho na geladeira."





Eu já estava achando tudo isso muito legal, pois também gosto da ideia de reutilizar embalagens de um modo geral... mas quando eu vi a foto da prateleira da Kátia, pirei total!! hehe Sabem por quê? Porque tenho uma quase igual... e adoooorei essa coincidência! :D

Foi assim que me surgiu a ideia de escrever este post, contando e mostrando pra vocês como eu venho aproveitando, assim como a Kátia, essas embalagens para guardar ervas desidratadas, temperos, especiarias, pimentas, grãos, pó de pirlimpimpim...

Espiem só minha prateleira! :)

Minha prateleira de vidrinhos! :)

No início, eu confesso que, esteticamente, me agradava mais a ideia de ter uma coleção daqueles vidrinhos para temperos, bem fofos, que vendem por aí. Tudo igualzinho e tals. Logo vi, porém, que minha coleção de especiarias estava crescendo muito mais do que minha verba poderia bancar! :)

Foi assim que eu comecei a curtir a ideia de compor diferentes tipos de vidro para o mesmo fim e, de quebra, ainda aprendi a dar um destino mais digno para, no mínimo, algumas dezenas das milhõõõões de embalagens que são descartadas diariamente e acabam virando lixo por aí. Hoje eu A-MO de paixão meus vidrinhos e não os troco por nada!

Notem que em alguns deles eu cheguei a colar parte do rótulo das embalagens Kitano. Tenho o maior xodó com eles, por achá-los bem bonitinhos, mas de uns tempos pra cá, tenho comprado tempero a granel... e acabei abandonando o hábito de decorar meus vidrinhos...

Bem, e para finalizar este post, vou fazer só mais duas observações importantes:

- 1a. se você se interessa(ou) por esse assunto, vale a pena conferir também o interessante post Como e onde armazenar especiarias, que a carioca Andréa Potsch preparou, com muito capricho, para o Aromas e Sabores;

- 2a. meu marido tem um argumento ótimo (na opinião de moi, claro!) para nos motivar a reaproveitar as embalagens de alguns produtos culinários que utilizamos (é... ele teve um certo trabalhinho comigo hehe): elas são RIGOROSAMENTE planejadas para valorizar esteticamente os produtos e, acima de tudo, para conservá-los com a máxima eficácia. Se você costuma reaproveitar potes de manteiga, margarina etc. já deve ter percebido que eles duram muito mais do que muito tupperware falsiê que a gente combra por aí nos supermercados e lojinhas de 1,99 da vida (ok! também adoro fuçar uma lojinha de 1,99!!).

E você, como armazena seus queridos temperinhos mágicos?? Também joga no time dos/das reaproveitadores/as de embalagem alheia?! Compartilhe suas artimanhas com a gente aí nos comentários!

Abraço e beijos*

4 comentários:

  1. Adorei a idéia dos rótulos de tempero! Eu Tinha centenas desses vidros de papinha, enjoei e doei todos a uma senhora que decora as tampas com frutas e legumes de biscuit. Agora procuro um porta-temperos pra chamar de meu!

    ResponderExcluir
  2. hahaha!! Ficam bonitinhos, né, Dani?

    Que bom que voltou e que curtiu essa!! :D

    Beijos e ótima semana*

    ResponderExcluir
  3. Pretendo fazer algo do gênero assim que tiver espaço na cozinha! Atualmente, meus temperos ficam num armário super longe da bancada e da pia, não tá legal. Quando eu achar um lugar mais confortável e prático pra eles, vou começar a formar a família de vidrinhos! Já tenho alguns, mas a família vai crescer com certeza, adoro especiarias :D

    ResponderExcluir
  4. Pela minha experiência com essa história de vidrinhos bonitinhos pra guardar temperos, posso apostar que sua coleção ainda vai crescer muuuuuito hehe!! Vira uma verdadeira febre!!!

    Boa sorte e obrigada pela visita e recadinho!!

    Beijos

    ResponderExcluir

Acrescente mais um ponto neste bordado! Vou adorar! ;)