Páginas

quinta-feira, abril 23, 2015

Quibe de lentilha com recheio de berinjela

Esse quibe de lentilha com recheio de berinjela ficou simplesmente fantástico!!! Inspirada pela receita de "Quibe Assado de Lentilha (vegana)", publicada pelo Cantinho Vegetariano (link abaixo), criei uma versão bastante aromática e recheada!! Fiz, amei: compartilhei! Emoticon smile Confira a receita original e minhas adaptações e dicas especiais abaixo! 



Adoro quibes vegetarianos e gosto da ideia do quibe de lentilha, pois temos um prato nutricionalmente equilibrado em termos de carboidrato (trigo) e proteína (lentilha). Além de contar com aquilo que os nutricionistas chamam de "reguladores"... nesse caso, a berinjela. Quanto ao paladar, achei que o recheio de berinjela, por ser um tantinho ácido, casou perfeitamente com a doçura da massa à base de trigo e lentilha. Também gostei muito da combinação de texturas. Já fiz das duas maneiras! Recheado, o quibe ficou mais úmido, mais saboroso. Sem recheio (receita original), ficou gostoso também, pois a massa em si é muito saborosa, mas, na minha opinião, ficou mais sequinho, faltando um algo a mais... #ficaadica

E você, como prefere seu quibe vegetariano?? Diga pra gente aí nos comentários! Emoticon wink

RECEITA ORIGINAL (reproduzida abaixo na íntegra):
http://www.cantinhovegetariano.com.br/2013/09/quibe-assado-de-lentilha.html

Ingredientes

250 g de lentilha
250 g de trigo para quibe
1 cebola grande picada
5 dentes de alho picados e dourados
3 colheres (sopa) de tahine
Molho de pimenta
Pimenta moída
Cominho
Pimenta-síria
Mostarda Dijon
Hortelã fresco

Preparo

Comece cozinhando a lentilha, escorra o caldo e processe-a até obter um purê. Quanto mais cozida e molinha, mais macio ficará o quibe. Se preferir ele mais sequinho, cozinhe por menos tempo. Em outro recipiente, hidrate o trigo para quibe: coloque todo o trigo em uma vasilha e adicione água fervendo até cobri-lo. Aguarde toda a água ser absorvida. Depois, solte os grãozinhos com um garfo. Ele não vai ficar super molinho, mas pode confiar que até o quibe final o trigo estará macio no ponto. Misture o purê de lentilha, o trigo e os demais ingredientes: cebola e alho dourados, tahine, pimentas, cominho, mostarda e hortelã. Eu, como gosto de comidas bem condimentadas, uso bastante de tudo! Mas gosto varia bastante, então o legal é ir testando. Vai ficar uma massa meio molenga, como um purê. Adicione a uma forma, “molde” como quiser e leve ao forno até dourar e ficar mais consistente.

ADAPTAÇÕES E DICAS ESPECIAIS DO @bordadosvegetarianos:

- Fiz metade da receita, o que já rendeu uma boa porção de quibe!
- Usei uma forma de terrine - de 29,5 x 12,5 x 7 cm - para assá-lo.
- Coloquei o trigo seco em uma peneira, lavei-o em água corrente até sair uma aguinha mais clara e parar de sair espuma (colete essa água e use pra regar plantas!), e o reservei, deixando a peneira escorrer em um recipiente. O bom é que, assim, não é necessário espremê-lo, tornando a receita mais prática! E essa água é suficiente pra hidratar o trigo "na medida", enquanto você prepara os demais ingredientes da massa e o recheio.
- Cozinhei a lentilha em fogo baixo, numa panela comum semi-tampada, com 1 colher de chá de sementes de mostarda; 1 colher de café de sementes de cominho; 1 colher de café de feno grego (se não tiver, pode substituir por curry); 1 folha grande de louro; 1 cravo, 1 pedacinho de pau de canela. Fui controlando a água, de modo que não fosse necessário escorrer, concentrando, assim, os sabores das especiarias na lentilha. Cozinhei até ficar bem macia. O bom dessa etapa é que ela deixa a cada inteira perfumada!
- Usei a lentilha cozida inteira, sem processá-la, o que também torna a receita mais prática. Como estava bem macia, ao amassar, com as mãos, junto com o trigo hidratado e os temperos, ela vai se incorporando lindamente à massa, sobrando uns charmosos grãozinhos meio inteiros.
- Temperei a massa do quibe praticamente conforme a receita. Só não usei o molho de pimenta e a pimenta moída. Aliás, adoro a combinação sugerida de mostarda (usei Heinz e, não, a dijon), tahine e pimenta síria. Dá um super tcham à massa!
- Para o recheio, cortei duas berinjelas médias (se possível, escolha as mais leves, pois têm menos sementes e, por isso, são menos ácidas. Ah, e sem furinhos... que são sinal de... bichinhos - às vezes, bichões!!! - de berinjela Emoticon grin ) em cubos e os deixei de molho em água, vinagre e sal, enquanto picava os demais ingredientes. Refoguei-os em azeite, cebola e alho picados em cubos (deixe dourar bem, pois dá mais sabor) e temperei com orégano, manjericão, um pouquinho de vinagre e sal. Acrescentei um punhado de uvas-passas brancas sem sementes. Por fim, adicionei um pouco de lâminas de alho desidratadas.
- Segui o modo de preparo e montagem recomendado.
- Assei em fogo alto, sem tampar com papel alumínio, regado com azeite de oliva, até ficar bem douradinho por cima.

E o resultado está aí!!


Este post foi originalmente publicado na fanpage do Bordados Vegetarianos. Confira: https://www.facebook.com/247419785278259/photos/a.663784323641801.1073741826.247419785278259/980062872013943/?type=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acrescente mais um ponto neste bordado! Vou adorar! ;)