Páginas

sábado, setembro 03, 2011

Saladinha de radicchio, cebola e mel

Lindo dia de céu azul, luz revigorante e temperatura amena! Perfeito para preparar uma saladinha colorida e especial para o almoço. Eu usei folhas de radicchio, mas acho que uma bela alface roxa também seria muito bem-vinda neste contexto :)

Comecei marinando 1/2 cebola branca (bem menos ácida e picante do que a amarela comum - nem chorei hehe), fatiada finamente, no suco de 1 limão siciliano médio e 1 laranja pera. Delícia! (Se tiver tempo, deixe-a de molho por mais ou menos 1 hora ou até ela se render ao suculento caldo cítrico e ficar bem maleável... pero não perderá la crocância!)


Enquanto isso, separei as folhas mais internas do maço de radicchio (as mais externas são menos delicadas nos quesitos textura e paladar e, por isso, eu vou experimentar refogá-las... depois eu conto, tá?), higienizei-as e, como eu não tenho um secador de saladas, dei meu jeitinho habitual: escorri-as sobre um pano de prato limpinho, o que dá na mesma! ;) Reservei.


Torrei umas duas colheres (sopa) de sementes de girassol em uma frigideira antiaderente sem óleo, em fogo baixo, salteando-as por uns 2 minutos, até elas ficarem levemente douradas. Se você nunca provou colocar essas sementinhas em uma salada, eu sugiro fortemente que o faça na primeira oportunidade que tiver. Juro que será uma experiência incrível!! Apaguei o fogo, joguei um pouquinho de sal aromatizado e dei mais uma salteada pra incorporá-lo às sementes. Reservei.


Voltando às cebolas: quando elas já estavam no ponto que eu queria (você pode escolher o seu a gosto!) acrescentei: 1 colher (sobremesa) de mostarda amarela Heinz, 1 colher (chá) de tomilho seco (minha nova paixão!), 1 colher (sopa) de mel, 1 pitada de glutamato monossódico (polêmico, mas faz A diferença!), 1 colher (chá) de sal aromatizado com ervas e, finalmente, 1 bela colher (sopa) de azeite extra-virgem. Mexi tudo com um garfo e reservei.


Hora da montagem: parti as folhas de radicchio com a mão, em duas ou três partes (elas já estavam pequenas) e acomodei-as em uma travessa de vidro. Acrescentei um punhado de folhas de salsa inteiras para dar um colorido e uma aromatizada. Acomodei as fatias de cebola sobre as folhas, despejando, em seguida, o molhinho sobre toda a superfície da salada. Salpiquei (acho esse verbo meio engraçado, mas tudo bem!) as sementes de gergelim torradas e... voilá!

Olha só que maravilha:


Esse molho à base de mel compõe muito bem com o paladar amarguinho do radicchio..

Gostou do novo visual das imagens do post?? :)

Beijos, abraços e um ótimo final de semana!



4 comentários:

  1. Passei rapdinho pra faze uma visita e fiquei surpreso com tanta coisa gostasa que eu encontrei.
    Agora que já sei o endereço passarei mais vezes pra "tomar um café".
    Bjão,
    Digo

    ResponderExcluir
  2. Digo!!!! Adorei sua querida visita!!! :D

    Que bom que gostou do blog. Volte sempre mesmo!!!

    Beijos e ótima semana pra ti.

    ResponderExcluir
  3. Glutamato monossódico não é "polêmico", é cancerígeno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau!!! Um dia eu usei isso!!! E ainda publiquei... pois E, ainda bem que a gente muda. Deixei de usar glutamato monossódico há bastante tempo, justamente por ser cancerígeno. No lugar, passei a usar uma pitada de açúcar, de preferência demerara orgânico. Gratidão pelo seu comentário; pelos estudos mais recentes sobre nutrição, alimentação; e pelo Tempo!

      Excluir

Acrescente mais um ponto neste bordado! Vou adorar! ;)