Enfim consegui um tempinho pra postar esta belezinha de receita que a Wanda (braço direito e esquerdo da minha mãe lá naquela cozinha super movimentada dela) compartilhou com a gente. Nada como namorar um paraguaio pra provar dos sabores transculturais do amor, né, minha gente?? nãnãnãnãnããã-nãnãnãnã-nãnãnãnã-nãnãnãnããã (trilha clássica das cenas de romance hehe). Pois é... a Wanda é que namora e a gente é que sai ganhando com esse enlace!! :) Só nos resta desejar vida longa ao casal, né? Agora, falando da receita, apesar de o nome nos soar bem estranho (sopa??), não é que a danadinha é muy esquisita, mesmo?? :) Em português, acho que dá pra chamá-lo de "Delicioso bolo salgado de milho e queijo"...hummm, sentiram, o cheirinho daí?? Obrigada, Wanda!!
Lá vai a receita original, então, que deve render uma "sopona" :D
- 2 cebolas picadas em cubinhos
- 4 colheres (sopa) de margarina
- 2 latas de milho verde (eu gosto de usar aquele da Jurema, cozido no vapor)
- 2 ovos inteiros
- 500 ml de leite integral
- 500g de queijo branco ralado grosso (eu gosto de usar aquele queijo meia-cura, sabe?)
- 3 xícaras de fubá mimoso
- sal a gosto (depende do quão salgado estiver o seu queijo)
O preparo é bem simples e rápido: frite a cebola na manteiga, até que ela fique amarelinha (não precisa dourar). Enquanto isso, bata no liquidificador, em velocidade alta, o milho, os ovos e o leite (não precisa bater por muito tempo. É legal deixar uns milhinhos mais inteiros). Despeje a mistura do liquidificador na cebola frita (mantenha o fogo aceso e baixo), mexendo para incorporar tudo. Acrescente o fubá, o queijo e acerte o sal (e outros temperos/ervas, caso quiser). Misture bem. Apague o fogo e despeje tudo em uma assadeira untada com manteiga e farinha. Leve ao forno pré-aquecido a 230graus e asse até criar uma crostinha dourada por cima. Simples assim!! ;)
Eu acabei fazendo só meia receita e pra aproveitar algumas coisas que eu tinha em casa, fiz as seguintes alterações na receita original:
- substituí parte do leite por 1/2 caixinha de creme de leite (coloquei o creme de leite no copo de medidas e completei com o leite integral)
- usei Flocão de Milho ao invés de fubá
- usei manteiga sem sal ao invés de margarina
- acrescentei 1 colher (café) de noz moscada ralada na hora
- acrescentei 1 colher (sopa) de salsa desidratada
- como sempre, usei sal aromatizado com ervas :)
- e usei uma assadeira de bolo inglês de tamanho médio para assar.
É isso aí! Rapidinho de fazer e gostosinho de servir e comer!!
Ótimo final de semana feriadão prolongado pra vocês! Aproveitem muito!
Beijos bordados*
Oi Má, tudo bem (interrogação).
ResponderExcluirPrimeiramente, parabéns pelo blog! Transformou algo tão trivial (receitas) numa coisa bem especial! Muito criativo, inteligente e bem escrito.
É a primeira vez que acesso o blog e, coincidentemente, dou de cara com a tal sopa paraguaia, que tive oportunidade de degustar há dois anos, quando trabalhei na cidade de Ponta Porã, fronteira com Pedro Juan Caballeiro, Paraguai...
Realmente é uma delícia e, agora que tenho a recieta, tentarei fazer para a Li e a Laura esperimentarem...
Bjs.
Dani, querido!!!! Que coisa boa ver você por aqui. Obrigada pelo carinho de suas palavras. Que bom que gostou. Fico muito feliz por isso.
ResponderExcluirFaça pras suas meninas a sopa paraguaia, sim!! Elas vão amar você mais ainda! hehe
Beijão, seja muito bem-vindo e ótimo semana!!
Olá, conhecei seu blog e adorei. Vim pelo gato de sapato (que amo!).
ResponderExcluirAdorei as informações da sopa paraguaia.
abraços
Olá, Elaine!! Seja super bem-vinda!! E obrigada!!
ResponderExcluirEspero consegui postar mais coisas gostosas logo logo!! Volte sempre!!
Abraços