Páginas

segunda-feira, agosto 15, 2011

Barquinhas de endívia com pasta de tofu e azeitonas verdes

Não se deixem enganar pela silhueta frágil dessa prima rica da chicória! Apesar da delicadeza aparente, a endívia tem personalidade forte, textura vibrante e um paladar de surpreendente e adorável amargor.

Recheadas com essa pastinha de grânulos celestiais de tofu, limão siciliano e azeitonas verdes, essas barquinhas nos conduzem a uma espécie de paraíso terrestre, de onde retornamos loucos para recomeçar nossa viagem, abocanhando tantas barquinhas quantas forem necessárias para acalmar a onda revolta de requinte e desejo gula e luxúria que nos acomete diante dessa marina dos anjos que compartilho com vocês abaixo...


Exageros descritivos (e merecidos!) à parte, sabem o que o maridão me respondeu quando eu perguntei a ele se tinha gostado das barquinhas de endívia com  tofu? "Com essa pastinha, até barquinhas de papel sulfite ficam boas!!". Bem, vocês têm aqui um relato mais entusiasmado das endívias e outro mais entusiasmado da pasta de tofu. O veredito final é de vocês!! :D

Ok, vamos à receita, então:

O preparo da endívia é bem tranquilo, mas o ideal é fazê-lo imediatamente antes de servi-la, de modo que ela mantenha a cor e a crocância, pois se trata de uma folha muito delicada. Mantenha-as, até esse momento, na geladeira em sua embalagem original, de preferência. 

Na hora de servir, separe as folhas da endívia cuidadosamente. Para facilitar seu trabalho, você pode usar uma faquinha afiada para cortar o nó onde todas as folhas se encontram. Você tem de fazer isso a cada uma ou duas folhas destacada/s. Lave-as, então, em água corrente e seque-as, imediatamente, com um pano de prato limpo e bem seco.

a pastinha, pode ser preparada algumas horas antes de ser servida, assim ela curte mais nos temperos, o que a deixará bem saborosa. Eu usei: 1/2 embalagem grande de tofu orgânico amassadinho com um garfo (uma porção de aproximadamente 200g após ser expremida com as mãos para retirar o excesso do soro), 1 colher (sopa) de mostarda escura de boa qualidade, 1 colher (sopa) de alho frito (vendido pronto), 12 unidades de azeitona verde graúda picadinha, o suco e a raspa da casca de 1/2 limão siciliano médio, 1 colher (chá/rasa) de sal, 1 punhado de salsa fresca picadinha e 2 bulbos de cebolinha finamente fatiados, 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem. Incorpore tudo delicadamente em um recipiente que possa ser tampado. Deixe descansar por, no mínimo, uma hora antes de servir

Você pode servir as barquinhas já montadas ou, se preferir, como aparece na imagem abaixo. Eu prefiro esta segunda opção, assim as endívias se mantêm crocantes por mais tempo! ;)



Espero que tenham gostado. :P

Dúvidas, dicas e/ou sugestões? Deixe um recadinho abaixo que lerei e responderei com o maior prazer, assim que possível.

Beijos e uma ótima semana!!

2 comentários:

  1. Que delícia!!!
    Sou doida para provar o tofu, mas aqui onde moro não acho!!!
    Deu água na boca!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Manu!!

    Vc não acha por aí nem nas redes maiores de supermercado?!

    Aqui em SP, felizmente tornou-se fácil encontrá-lo.

    Mas, olha, quando tiver uma oportunidade, não hesite!! :D

    Assim como o chuchu, o segredo do tofu está na forma como você o tempera. Caprichando, não tem erro!!

    Beijos e até mais*

    ResponderExcluir

Acrescente mais um ponto neste bordado! Vou adorar! ;)