Páginas

quarta-feira, maio 23, 2012

Peras in love... (cozidas em uma deliciosa calda de vinho)

Nunca pensei que duas peras abandonadas no canto da fruteira fossem render uma sobremesa tão intensa... tão perfumada... e tão deliciosa como essa! Comprei algumas peras muito das vistosas na semana passada, mas, pra minha extrema frustração, elas estavam com uma textura bem esquisita... desagradável... meio farinhenta. Bonitinhas, pero ordinárias! Deixei-as de lado e fui viver a vida... mas como num tormento, as belezinhas estavam pesando na minha consciência... tem coisa pior do que desperdício? Por sorte delas e minha, hoje madruguei acordei inspirada e decidi que essa história teria um final feliz. "Se não estão boas pra comer como fruta, que façam bonito como sobremesa, oras!!" =D Questão de atitude, né, não, gente? Procurei receitas de compota... de tarte tatin... achei umas imagens interessantes e tals... mas não me tocaram lá no fundo, sabe? De repente, não mais que de repente, me deparei (ou me lembrei, nem sei mais...) dessa versão "pera ao vinho tinto". Segurei na mão do Google e fui! E como não podia ser diferente, de três receitas, fiz uma: aquela que agora chamo de minha (ou quase minha) ou, melhor: de "nossa"... =)

A primeira  dessas receitas é do Edu Guedes e me deu uma noção maior das proporções que eu deveria usar pra preparar duas das minhas três peras. Levava uma quantidade de vinho mais acessível (afinal, fiquei com medo de gastar à toa meu cabernet sauvignon que eu comprei numa super promoção do Extra, né?). Ele ainda me deu coragem de ousar nas especiarias mais inusitadas, mas como eu não tinha as mesmas que o bom moço usou, apostei numa que também é um pouco diferente e tava na mão: a semente de coentro. Curti! A segunda receita é da Dani Strudel e me deu uma ideia bem legal de acrescentar um toque de laranja à receita e, por fim, a terceira, do Rainhas do Lar, me deu a genial ideia de colocar um tantinho de licor de cassis. A Faby, como sempre, estava certa, viu! ;)

Affff... realmente fiquei muito surpresa com o resultado final. Acho que nunca provei uma calda tão saborosa! Parei tudo e vim compartilhar com vocês (descobri que blogar é como andar de bicicleta... hehe). Aproveito para oferecer este post a uma leitora em especial, a Elaine Figueira, que tão fofamente me pediu (nos comentários deste post) pra voltar logo. Espero que você goste, Elaine! Obrigada, mais uma vez, pela motivação.

A conversa tá muito boa, mas bora ao que interessa:

Para preparar 2 peras (descascadas, cortadas em 4 metades, sem o miolinho), usei:


- 1 xícara de vinho tinto seco (usei este aqui ó. Ótimo custo x benefício, por sinal)
- 1 xícara de água
- 1/2 xícara de açúcar demerara orgânico da Native (se preferir doces mais doces, pode aumentar um pouco a quantidade de açúcar... talvez devesse usar 1 xícara inteira)
- alguns pedacinhos de pau de canela
- três cravinhos da índia
- aprox. 1 colher (chá) de sementes de coentro
- suco e 1/2 laranja pera
- três fatias da casca dessa laranja
- aprox. 1 dose de licor de cassis (~30ml)
só.


Levei esses ingredientes ao fogo em uma panela de fundo grosso (no caso, de aço-inox) e cozinhei as peras nessa calda, sem mexer para não machucá-las, por cerca de 20 minutos (até espetar com um palito de dente e perceber que estavam macias, mas sem chegar a desmanchar). Depois, como sugeria as receitas em que me inspirei, retirei as peras cozidas da panela e as reservei em um prato. Coei a calda e a devolvi ao fogo para reduzir a mais ou menos 2/3 do volume inicial. Não chegou a ficar uma calda grossa, mas ela fica mais encorpada, sobretudo depois de gelada.

Como eu tinha sorvete de creme em casa, fiz uma graça, como vi no Google! =) Mas, sinceramente, acho que só a pera com a calda já estaria de bom tamanho de tão boa que ficou.




Espero que tenham gostado!

Até a próxima, então.













Abraços e um ótimo finalzinho de semana pra vocês.

4 comentários:

  1. Estou maravilhada com seu blog! Acabei de descobrir pelo link do Peripécias na cozinha ;)
    Sempre quis fazer peras com calda de vinho. Amei sua receita, o aroma deve ser fantástico!
    lendo suas receitas, vejo que preciso de uma panela de fundo grosso, só tenho as comuns de teflon...
    Acho que eu colocaria umas sementes de cardamomo nessa calda também... humm posso imaginar o sabor incrível dessa pera!
    volto mais vezes, talvez até pra contar sobre as peras, que certamente irei fazer!

    ResponderExcluir
  2. Olá!!! Fiquei muito feliz com o entusiasmo e carinho de suas palavras!! Como é gostoso saber que aquilo que fazemos tem o poder de promover satisfação nas pessoas. Adoro!!

    Quantos à pera em calda, eu super apoio a sua versão com cardamomo. Ta aí uma especiaria que eu nunca usei... vou adorar saber como ficou, viu!! Realmente a mistura de vinho com especiarias, suco de laranja e licor de cassis ficou fantástica!! Mande bala =)

    Quanto às panelas, minha vida mudou muito depois que adotei as de aço-inox! Foi um ótimo investimento. Eu comprei da marca Rochedo, pois, na época, eram as que apresentavam maior custo-benefício, porque eu queria com cabo misto. Comprei exatamente este jogo aqui, nessa loja: http://www.precolandia.com.br/jogo-panelas-luna-5-pecas-em--inox-rochedo----panex-precolandia,product,573400.aspx.

    Bem, a gente vai trocando figurinhas, então.

    Seja muito bem vinda e volte sempre!!

    Abraços**

    ResponderExcluir
  3. É sempre muito bom poder inspirar alguém, sinta-se especial pois seu blog é muito inspirador, de verdade!
    Já comprei as pêras, tenho o vinho, o licor de cassis e as especiarias, farei muito em breve e te conto ;)
    Menina, eu vou me organizar e comprar umas panelas dessas, agora com meu fogão novo, imagina panelas novas também? Acho que não vou mais querer sair da cozinha! rs
    Vou ver se acho este jogo igual ao seu, gostei dele pois não quero cabos totalmente de inox.
    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm... tem alguém aqui ansiosa pra saber o final dessa história... =)

      Obrigada, minha flor, pelo carinho!!

      Abraços e uma ótima semana*

      Excluir

Acrescente mais um ponto neste bordado! Vou adorar! ;)