Páginas

domingo, outubro 30, 2011

Ovo caipira com alho, tomatinho uva e estragão

Adoro inventar mil e uma com ovos, já que aqui em casa eles são peças-chave na nossa alimentação ovo-lacto-vegetariana. Essa versão que eu compartilho com vocês neste post é superinspirada no tal do "ovo à pomodoro" que serviam (e ainda devem servir) no bandejão da USP na época da minha graduação (sim, eu copio o cardápio do bandejão em casa!!). Eu simplesmente adoraaaava, mesmo a clara parecendo um plástico hehe. Bem, o tempo foi passando... e eu continuei copiando o ilustríssimo ovo à pomodoro do bandex (entre outras coisitas!), mas, claro, fui dando um upgrade daqui, um upgrade dali... e vou dizer que ele sempre quebra o maior galhão aqui nos meus menus do dia a dia, porque além de muito gostoso, é rápido, dá pra fazer aproveitando aquele pouquinho de molho do macarrão que sobrou e que não dá pra fazer nada com ele #ficaadica, entre outras mil e uma possibilidades. Essa aí com tomatinho uva e estragão eu nunca tinha feito... e não é que ele fez bonito, people! Por isso, achei que valia muito a pena mostrar esse meu semi-plágio culinário pra vocês. Espero que aproveitem!! :D

Em uma frigideira média antiaderente, aqueci 1 colher (sopa) de azeite de oliva em fogo baixo, com 1 pitada de curry e 1 pitada de cominho. Acrescentei uns 10 dentes de alho pequenos, apenas esmagados com a faca. Quando o alho dourou, juntei 1 xícara (chá) de tomatinhos sweet grape cortados ao meio e 1 colher (chá/rasa) de sal aromatizado com ervas. Salteei, tampei e deixei apurar um pouco (1 ou 2 minutos) pra formar um caldinho (onde o ovo vai cozinhar). 


Destampei a frigideira, mantive o fogo baixo e acrescentei três ovos caipiras inteiros, um ao lado do outro. Joguei um pouquinho de sal aromatizado sobre cada uma das gemas e tampei a frigideira novamente, deixando os ovos cozinharem. Não é necessário mexer neles... aliás, o ideal é que não se mexa nadinha mesmo :)


Dica 1: enquanto cozinha, eu gosto de pingar um pouquinho de água fria nas laterais da frigideira, tampada mesmo. Pra fazer isso, eu espero começar a dar aqueles estalinhos, como se estivesse "pegando no fundo", sabe? O vapor que se forma no interior da frigideira, quando pingamos um pouquinho de água, ajuda o ovo a cozinhar por igual e mais rapidamente, além de deixá-lo mais úmido (essa dica vale para omeletes também!)

Dica 2: se você gostar da gema mais molinha, deixe menos tempo cozinhando; ou, se gostar mais durinha, mais tempo. Aí é de gosto! Pra esse tipo de preparo, eu gosto da gema durinha por fora e mais molinha por dentro. O gostoso é que a clara cozinha nesse molhinho e fica beeem saborosa e com uma textura ótima. 


Pra finalizar, apaguei o fogo e salpiquei um pouco de estragão desidratado (pode ser usada a erva que você preferir ou tiver à mão - cebolinha fresca é uma excelente pedida também!)


Na hora de servir, vai bem um fiozinho de azeite extra-virgem também. E, claro, um arroz bem branquinho!! 


Um último comentário: com tomate comum também dá certo e fica uma delícia, mas como dessa vez eu tinha o tomatinho uva, resolvi experimentar fazer com ele. Ficou muito gostoso, pois ele tem um paladar mais adocicado e mais delicado, sem contar que, esteticamente, fica mais fofuxinho. É o famoso "ovinho metido à besta"!! Ainda bem que sobrou pra janta :D

Beijos e ótimo finalzinho de domingo pra vocês!!

4 comentários:

  1. Hummm... que delícia!
    E que visual lindo!!!
    Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Noêmia!! :D

    Bom saber que você aprovou!! Volte sempre!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Delicia de ovinho que minha mae ja fazia.
    Mas esse esta com uma cara deliciosa!
    Essa minha filha é uma cozinheira de mao cheia. quem sera que ela puxou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que surpresa mais linda encontrar um recadinho todo carinhoso seu aqui, hein, mãezinha!!! Muito obrigada!!

      Ó, agora que eu já te dei o estragão, você já pode fazer um igualzinho... que, na verdade, vai acabar ficando melhor... como sempre!! hehehe

      Beijos com amor!!

      Excluir

Acrescente mais um ponto neste bordado! Vou adorar! ;)