
Esse risoto de shimeji me surpreendeu bastante e fez a alegria do maridão!! :)
Preparei-o da seguinte forma:
Lavei 1 e 1/2 xícara de arroz branco em água corrente e deixei escorrendo sobre um pano de prato dobrado. Enquanto isso, fritei 2 dentes de alho (grande) ralados em 1 colher (sopa) de azeite de oliva tradicional até perfumar o ambiente e adquirir um tom amarelinho claro. Acrescentei o arroz, 1 colher (sobremesa) de sal aromatizado com ervas, 1 colher (chá) de curry e 1 colher (chá) de mix de sete pimentas árabe. Refoguei um pouco, sempre em fogo baixo, e acrescentei, por fim, água fria até ficar 1 dedo acima do arroz. Após a água levantar fervura, tampei a panela. Quando a água secou completamente, desliguei o fogo e soltei delicadamente o arroz com um garfo longo, voltei a tampar a panela e deixei descansar (para o arroz chegar no ponto que a gente aqui em casa gosta, meio al dente, sabe?) até terminar de preparar o refogado de shimeji, que eu fiz da seguinte forma:
Separei os gominhos do shimeji e reservei. Em fogo baixo, aqueci 2 colheres (sopa) de azeite de oliva tradicional. Acrescentei 1 alho poró médio fatiado finamente e o refoguei até que ficasse transparente e maleável (uns 4 a 5 minutos). Acrescentei 1 dente (grande) de alho picadinho, 1 colher (chá/rasa) de sal aromatizado com ervas, 1 colher (sobremesa) de vinagre balsâmico, 1 pitada de glutamato monossódico, 1 colher (café) de mix de sete pimentas árabes 1 colher (café) de curry e o shimeji. Refoguei até este ficar macio (mais ou menos 4 a 5 minutos). Acrescentei 6 tomates uva fatiados em quatro partes cada e 1/2 xícara de ervilhas frescas congeladas passadas na água corrente. Refoguei por mais 2 minutos, desligando o fogo em seguida.
Soltei o arroz mais uma vez com o garfo longo e incorporei a ele, delicadamente, o refogado de shimeji. Eu não tinha no dia (pasme!), mas se você tiver aí, pode finalizar com um punhadinho de salsa fresca picada e um bom fio de azeite de oliva extra-virgem.
Uma nota mais: a mistura do curry com o mix de pimentas árabes agregou muito aroma e um sabor beeem exótico... a gente fica sentindo um quê de canela... um quê de especiarias do oriente.... adoooro!! :D
Uma nota mais: a mistura do curry com o mix de pimentas árabes agregou muito aroma e um sabor beeem exótico... a gente fica sentindo um quê de canela... um quê de especiarias do oriente.... adoooro!! :D
Espero que gostem!! :D
Beijos, abraços e até a próxima postagem...
PS. Voltei a fazer esse risotinho, mas eu estava com pressa e ao invés de fazer o arroz separadamente, acrescentei-o cru ao refogado de cogumelo, cozinhando tudo junto. Ficou gostoso também, mas o arroz fica mais molinho e mais molhadinho. Aqui em casa, nós gostamos mais da versão "faz separado, depois mistura tudo", mas fica aí a dica pra você!! ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Acrescente mais um ponto neste bordado! Vou adorar! ;)