Páginas

quarta-feira, outubro 19, 2011

Hambúrguer de soja com creme de cebola e hortelã seca

O gostinho e a textura ficaram do jeitinho que eu queria!! Felizinha fiquei, felizinha vim correndo compartilhar com vocês!! Eu já tinha testado, há algum tempo, uma outra receita de hambúrguer de proteína texturizada de soja (a famosa PTS). Nem sei se ainda a tenho guardada... lembro que ía aveia, farinha de rosca e tals, mas hoje eu queria algo diferente, algo que lembrasse o gostinho da kafta da minha mãe (o que eu consegui com o creme de cebola e a hortelã seca), com uma textura boa, úmida e, ao mesmo tempo, firminha (o que eu consegui com uma super dica do Rainhas do Lar: usar pão de forma). Como diz minha outra musa inspiradora (Nigella, of course!!): PERFECT!! :D A  receita rendeu 8 hambúrgueres médios (um pouco menores do que os industrializados).

Então, no frigir dos ovos, ficou assim:

Preparando a proteína de soja...


Hidratei 1 xícara (chá) de proteína de soja texturizada (eu usei a clara, mas poderia ser a escura também), por uns 20 minutos, em uma mistura de: 2 xícaras de água bem quente (quase fervente), 1 colher (sobremesa) de vinagre de maçã (pode ser o comum também), 1 colher (sobresa) de sal, 1 pitada de glutamato monossódico, 2 colheres (sobremesa) de shoyu. Depois é só espremer a proteína hidratada em um guardanapo de pano limpo, retirando uns 90% da água e reservar. É importante temperar a água de hidratação da PTS porque esta tem um paladar meio forte, então, temperos são muito bem vindos. O shoyu também ajuda a dar uma corzinha, caso você use a proteína clara.


Preparando a massa e modelando o hambúrguer...


Misturei à proteína hidratada: 1 ovo caipira inteiro, 1/2 pacote de creme de cebola em pó, 1 dente de alho ralado, 1 colher (sobremesa) de hortelã seca, 1 colher (chá) de mix de pimentas árabes, 2 fatias de pão de forma integral picadinhos (com a mão mesmo) e 1 colher (sopa) de azeite de oliva tradicional. Incorporei todos os ingredientes com a mão, espremendo entre os dedos vigorosamente para que desse liga. 


Para modelar os hambúrgueres, eu untei o centro de uma assadeira de pizza com azeite, espalhei toda a massa, apertando contra a assadeira até chegar a uma espessura de 1 dedo mais ou menos. Usei meu copo de medidas como cortador. Repeti a operação até chegar à última porção!! Foi a conta certa pra cortar 8 unidades, sem sobras! :)


Grelhando...


Daí é só grelhar em uma frigideira antiaderente com um fio de azeite, até criar uma crostinha dourada dos dois lados. Mantive a frigideria tampada o tempo todo e, por fim, antes de tirar o hambúrguer, dei uma pingadinha de água na frigideira (tampada mesmo - pinga a água no vãozinho entre a tampa e a borda da frigideira ) pra fazer aquela fumacinha e se certificar de que foi cozido. A casquinha ficou ótima!! :D


Guardando...


Guardei o restante na geladeira (mas pode ser levado ao freezer também) empilhados e intercalados com plástico (usei uma embalagem de pão de forma cortada  em tiras. Mais ou menos assim: põe um hambúrguer na extremidade da tira, dobra esta por cima do hambúrguer, bota outro por cima, traz a tira de plástico de volta, cobrindo o último hambúrguer, e assim por diante...).

Adooorei... de verdade! Comi sem pão nem nada... só com um pouquinho de mostarda e catchup.


Beijos, abraços e até a próxima postagem!!

Gostou? Então deixe um recadinho aí embaixo pra fazer esta blogueira mais feliz!! hehe


4 comentários:

  1. Vou testar este,parece delicioso! Eu também tenho feito seguido hamburguer de soja e é um coringa!O meu me lembra o da Soja mania,porém mais gordinho e menos gorduroso(e bem mais barato ;)) Pro almoço,lanche,janta...ele vai bem até sozinho,como disseste. Beijão!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Jordana!! Muito obrigada pela visita e pelo recadinho!! Adorei :D

    Eu não conheço esse hambúrguer da Soja Mania... é bom é? Realmente os que a gente faz em casa ficam bem menos gordurosos e, claro, mais saborosos!!

    Tenho certeza de que vc vai mesmo gostar dessa receita. Depois me conte, ok?

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Má!
    Vou tentar por aqui, viu? Parecem deliciosos!
    Um beijo.

    Ciça

    ResponderExcluir
  4. Faça, sim, Ciça!! Vocês vão adoorar!! :D

    Beijos e superobrigada pela visita e pelo recadinho!!

    ResponderExcluir

Acrescente mais um ponto neste bordado! Vou adorar! ;)