Páginas

domingo, outubro 30, 2011

Ovo caipira com alho, tomatinho uva e estragão

Adoro inventar mil e uma com ovos, já que aqui em casa eles são peças-chave na nossa alimentação ovo-lacto-vegetariana. Essa versão que eu compartilho com vocês neste post é superinspirada no tal do "ovo à pomodoro" que serviam (e ainda devem servir) no bandejão da USP na época da minha graduação (sim, eu copio o cardápio do bandejão em casa!!). Eu simplesmente adoraaaava, mesmo a clara parecendo um plástico hehe. Bem, o tempo foi passando... e eu continuei copiando o ilustríssimo ovo à pomodoro do bandex (entre outras coisitas!), mas, claro, fui dando um upgrade daqui, um upgrade dali... e vou dizer que ele sempre quebra o maior galhão aqui nos meus menus do dia a dia, porque além de muito gostoso, é rápido, dá pra fazer aproveitando aquele pouquinho de molho do macarrão que sobrou e que não dá pra fazer nada com ele #ficaadica, entre outras mil e uma possibilidades. Essa aí com tomatinho uva e estragão eu nunca tinha feito... e não é que ele fez bonito, people! Por isso, achei que valia muito a pena mostrar esse meu semi-plágio culinário pra vocês. Espero que aproveitem!! :D

sexta-feira, outubro 28, 2011

Pão integral de banana, cereais e passas

Gente!! Enfim compramos uma máquina de pão e conseguimos a façanha de fazer (e comer, o que é pior!!) 6 pães (inauguramos o sexto hoje pela manhã) em apenas uma semana! hahaha Que perigo!! :D Mas só agora eu "criei coragem de"  consegui tirar uma foto e postar aqui pra vocês conhecerem parte dessa aventura gastronômica-pãodêmica. Descobri dois blogs de receitas para paneteras bem bacanas (culpa deles!!): o Máquina de pão e o Máquina de fazer pão!! Tem um mundo de receitas lá, que podem ser feitas na máquina ou, por que não?, na munheca mesmo! Vou, então, compartilhar com vocês a "minha" receitinha de Pão integral de banana, cereais e passas, super-hiper-mega-inspirada nesta aqui ó. Excelente pedida para aproveitar aquelas bananinhas esquecidas na fruteira, sabe? :)

segunda-feira, outubro 24, 2011

Feijão branco com legumes e provolone defumado

Pra começar a semana com o pé direito, nada como uma comidinha especial, cheia de aroma e de cor. Nunca escondi de ninguém que minha comida predileta é o nosso queridíssimo arroz com feijão. Se der pra incrementar, então, maravilha!! Essa versão é simples, já que não há nada de sofisticado nos ingredientes, mas o sabor e a textura ficaram incríveis!! É de pedir bis... e foi #superinspirado na feijoada vegetariana da Mamys. O provolone e o pimentão vermelho dão oooo tcham!! ;)

quarta-feira, outubro 19, 2011

Hambúrguer de soja com creme de cebola e hortelã seca

O gostinho e a textura ficaram do jeitinho que eu queria!! Felizinha fiquei, felizinha vim correndo compartilhar com vocês!! Eu já tinha testado, há algum tempo, uma outra receita de hambúrguer de proteína texturizada de soja (a famosa PTS). Nem sei se ainda a tenho guardada... lembro que ía aveia, farinha de rosca e tals, mas hoje eu queria algo diferente, algo que lembrasse o gostinho da kafta da minha mãe (o que eu consegui com o creme de cebola e a hortelã seca), com uma textura boa, úmida e, ao mesmo tempo, firminha (o que eu consegui com uma super dica do Rainhas do Lar: usar pão de forma). Como diz minha outra musa inspiradora (Nigella, of course!!): PERFECT!! :D A  receita rendeu 8 hambúrgueres médios (um pouco menores do que os industrializados).

terça-feira, outubro 18, 2011

Risoto (à brasileira) de shimeji, alho poró, curry e pimenta árabe

Quando eu passei pra vocês a receita da salada especialíssima de abóbora brasileira, eu contei que apesar de estar sumida por conta do trabalho, eu tinha feito, naqueles dias de silêncio forçado, duas comidinhas que valiam muito a pena compartilhar com vocês. A primeira delas foi essa saladinha de abóbora maravilhosa e a segunda é esta que eu trago agora: um risoto de shimeji com alho poró, ervilha fresca, tomate uva, curry e pimenta árabe que eu chamei de risoto à brasileira, porque o modo de preparo é bem distinto daqueles risotos cremosos feitos com arroz arbóreo (ou outro do tipo), sabe? É aquele risoto mais sequinho, feito com o nosso arroz comum mesmo. Geralmente ele é preparado assim: depois de pronto (condimentado ou branco), o arroz é misturado a algum refogado de legumes (ou de outra coisa) , ganhando um colorido todo especial. Há algumas variações bem conhecidas, como o arroz à grega, o arroz de forno (aquele com cubos de mussarela, presunto, ervilha, molho de tomate e ovos), a galinhada e o arroz com torresmo de São José do Rio Preto, o arroz de carreteiro mineiro, entre outras delícias (que hoje aproveito apenas parcialmente hehe).

quarta-feira, outubro 12, 2011

Mini bolo de cenoura com calda de brigadeiro e geleia de damasco

Meu lado criança pediu... e eu atendi!! Afinal, ele merece, já que faz minha vida muito mais feliz e mais leve :) Antes, eu lamentava o fato de os adultos não ganharem mais presente de dia das crianças... hoje, eu mesma me dou presentes e mimos. Sou muito mais feliz assim e adooooro ser generosa comigo mesma. Depois é só correr um pouquinho (não mais no divertido pega-pega, mas na pouco graciosa esteira mesmo!) e tá tuuuudo bem de novo... Porque adulto tem dessas, né, amigos... não dá pra negar :D