Páginas

quinta-feira, setembro 08, 2011

Bolo gelado com calda de chocolate e leite de coco

Este é um bolo sem frescura e sem a mínima cerimônia... mas muito muito gostoso... Bate a massa, assa, fura, lança-lhe uma generosa quantidade de calda, resfria e... voilá! A gente nem precisa se dar ao trabalho de desenformá-lo. Viu como seu feriadão pode ficar melhor ainda?? Estou certa de que esse bolinho, que chega a doer de tão fácil de fazer, vai lhe render suspiros elogiosos aos montes. Sem contar que a sua vida e de sua família será muito mais feliz enquanto houver em sua geladeira uma forma cheia desses felpudos e caldalosos quadradrinhos de puuuro deleite!

Desde que rememorei o bolo toalha felpuda da tia Iracy, que postei na quarta passada pra vocês, estou na terceira forma consecutiva de bolo, gente!! E olha que aqui em casa somos só eu e o maridão, hein! Haja corrida depois hehe (ok, a gente compartilhou um pedacinho com os dindos). Agora até resolvi fazer uma versão diferente... e claro que, uma vez aprovada, vim aqui correndo compartilhar com vocês.

Preocupada que sou, sinto-me na obrigação de fazer um alerta: não vai sobrar quadradinho sobre quadradinho... é melhor se prevenir, pois quando sobrar apenas um felpudinho dando sopa na assadeira, hummm, isso poderá causar altos rebuliços aí na sua casa! :D Salve-se quem puder!!

A massa é aquele Pão de ló do Livro da União 100 Anos. Ctrl-C-Ctrl-V abaixo.

Eis a receita:

Para o bolo: Dona União manda a gente bater 5 ovos inteiros* com 150g (ou 5 colheres de sopa bem cheias) de açúcar refinado (eu peneiro!) na batedeira, em velocidade alta, até dobrar de volume. Eu cumpri o recomendado: 8 minutos de puro barulho! 


* DICA IMPORTANTE: eu recomendo SUPER retirar a película que envolve as gemas pra não ficar aquele arominha desagradável de ovo no bolo depois de pronto. Se os ovos estiverem em temperatura ambiente, ficará bem fácil de fazê-lo, seja peneirando as gemas ou pinçando-as com os dedos mesmo, como eu faço... assim não sujo a peneira hehe.


Feito isso, desligue a batedeira e acrescente, ao poucos, 150g (idem acima) de farinha de trigo (importante peneirar antes!). Incorpore tudo delicadamente com o auxílio de uma espátula de silicone (o famoso pão-duro). 


Despejei a massa em uma assadeira de alumínio (dimensão em cm: 28x18x4) untada com manteiga e farinha de trigo e levei ao forno pré-aquecido em temperatura baixa (entre 180 e 230 graus), por aproximadamente 30minutos, ou até a superfície do bolo ganhar uma corzinha dourada clara.

E a calda continua sendo muito muito fácil e muito muito gostosa!! ;) Preparei-a enquanto o bolo assava.

Dessa vez, eu usei: 1 lata de leite condensado, 1 vidrinho de leite de coco, 1 vidrinho (a mesma quantidade de leite de coco) de leite integral, 100g de chocolate amargo, 130g de chocolate ao leite, 1 colher (sopa-rasa) de cacau em pó*, 1 colher (sobremesa) de Karo (glucose de milho) e 1 colher (chá-cheia) de manteiga sem sal. Levei ao fogo em um fervedor com capacidade para 1,5L e fiquei mexendo, em fogo baixo, com uma espátula de silicone (pão-duro) até derreter todo o chocolate. Imediatamente antes de jogar no bolo, acrescente 25g de coco ralado (sem adição de açúcar) e mexa bem.

* DICA: se preferir, pode usar apenas chocolate meio amargo. Neste caso, não seria necessário usar o cacau e você poderia diminuir a quantidade de leite integral para meio vidrinho.

Bolo pronto (hummm... que linda massa!!), tirei-o do forno, quadriculei-o com uma faca, na assadeira mesmo, fazendo dois cortes no comprimento da forma e quatro na altura e deitei quase toda a calda ainda quente, que vai penetrando sorrateiramente na massa branca, transformando-a num lindo bolo bicolor! Aí foi só salpicar a superfície do bolo com aproximadamente 25g de coco ralado (sem adição de açúcar) e prontinho. Geladeira!! Ou freezer, se estiver com muuuuuita pressa hehe!! Dessa vez eu usei coco ralado normal, mas eu gosto mais de usar o coco em flocos... Use o restante da calda para fazer uma gracinha a mais quando servir o bolo...

Bem, só me resta desejar a vocês bastante coragem pra encarar a cozinha por uns minutinhos neste feriadão e preparar esse reconfortante bordado.  Uma vez pronto, acho que não vou precisar desejar muuuita coragem não pra vocês atacarem o bolitcho! hehe

Beijos e até a próxima postagem*

Olha como o quadradinho de massa branca fica disfarçado de bolo de chocolate!! :D




7 comentários:

  1. Hummm, este bolinho está tudo de bom!!!
    Esta última foto então,..........

    Obrigado pela visita!!!

    Bjs....

    ResponderExcluir
  2. Que isso, eu gostei muito de saber da sua história!!!

    Bjs..Volte sempre e deixe quantos comentários quiser!!!

    ResponderExcluir
  3. Agradeço sua fofíssima hospitalidade, Manu!!!

    Beijos**

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcela,
    Que delícia de blog! Gostei de tudo e me identifique com suas preferências: "Não é uma maravilha aquele cheirinho de alho fritando? E aquele xiiiiiii de quando colocamos cebola picada em óleo quente?! E aquele glu-glu-glu-glu do primeiro gole da garrafa de vinho que deitamos em uma taça?! "
    Quis lhe seguir mas não consegui.Vou tentar outra vez.
    Bj e até a próxima,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lylia!!!

    Seja muito bem-vinda!!! É um prazer poder dividir contigo também a paixão por esses pequenos-grandes prazeres da vida!!

    Se não conseguir seguir o blog, fique à vontade pra me add no Facebook (marcelalima81). Eu sempre divulgo os bordados novos por lá. ;)

    Adorei sua visita e seu entusiasmo com este espaço de sabor e cor... que é todo nosso!!

    Beijos e até mais*

    ResponderExcluir
  6. Marcela,
    Cheguei em seu blog e amei!
    Essa receita de bolo gelado me encantou só de olhar!
    Já estou te seguindo para não perder nadica de nada!RS
    Super bju

    ResponderExcluir
  7. Oi, Regina! :D

    Que bom que gostou do blog!! Fico muito feliz por isso.

    Seja muito bem-vinda e até a próxima!!

    Beijos

    ResponderExcluir

Acrescente mais um ponto neste bordado! Vou adorar! ;)