Páginas

terça-feira, julho 26, 2011

Rolinhos de abobrinha italiana com queijos mineiros ao falso puttanesca

Que mistura boa essa!! Um viva à transculturalidade!! :)
Além de fofos, esses rolinhos ficaram incrivelmente deliciosos. E tem mais: são práticos, rápidos e relativamente light, porque a abobrinha não é frita e, sim, grelhada no azeite. Sem contar que os queijos usados não são dos mais pesados. Vou provocar mais um pouquinho! Eles são perfeitos para servir com um pãozinho italiano no capricho, como eu fiz, ou com qualquer outro de sua preferência. Uma bela e formosa taça de vinho também é uma excelente pedida para acompanhar toda essa felicidade em forma de rolinhos.

quarta-feira, julho 20, 2011

Saladinha croc-croc: repolho, pimentão vermelho e amigos!

Delicinha de salada, viu, gente!! Rica em vitamina C e em sabor, textura e cor!! :)
Comecei picando, bem picadinho, 1/4 de um repolho grande. Acrescentei 1/4 de um pimentão vermelho grande, sem sementes, cortado em cubos pequenos. Mais: 1 cenoura média ralada no ralo grosso, 1 punhado generoso de salsinha fresca bem picadinha, 2 colheres de semente de girassol ligeiramente torradas em uma frigideira antiaderente sem óleo, 6 azeitonas pretas graúdas picadinhas, 1 dentão de alho (sem o miolinho) beeeem picadinho, 1 colher (sobremesa) de mostarda amarela (de boa qualidade!), 1 colher (sopa) de mel de abelha, 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico (de boa qualidade!), uma boooa regada de azeite de oliva e outra boooa regada de azeite extra-virgem, 1 colher (chá/rasa) de sal (eu usei um sal aromatizado com pimenta calabresa, curry e sementes de erva-doce) e, pra finalizar, 1 colher (chá) de pimenta rosa (muito fofa essa pimentinha, né?).

Crepe de clara e dois queijos (sem gema nem farinha!)

Olha só que ideia boa pra aproveitar aquelas claras que sobraram de alguma receita e passaram a dar bobeira lá na geladeira! :)
 Numa frigideira antiaderente de 20cm de diâmetros, derreta, em fogo brando, uma colher (chá) de manteiga , espalhando-a uniformemente por todo o fundo do recipiente.

terça-feira, julho 19, 2011

Filha de peixe... (minha mãe fez meu bolo de cenoura salgado!)

Bolo do cenoura salgado da minha mãe :) ... peixinha é! hehe
A danadinha não me inventou um bolo de cenoura salgado bicolor?!?! Vai vendo o que ela aprontou...
Toca o meu celular. Penso: deve ser minha mãe! Olho no visor e confirmo: sim, É minha mãe! :)

segunda-feira, julho 18, 2011

O jogo do último pedido by iG Comidas (com infográfico interativo)

Pense rápido: "Qual seria seu último desejo gastronômico caso não houvesse amanhã?" 
Essa sinuca-de-bico pergunta foi lançada pelo iG Comidas a sete personalidades,
"uma empresária (Constanza Pascolato), um músico (Ed Motta), uma modelo (Isabeli Fontana), duas cantoras (Ivete Sangalo e Fafá de Belém), um ator (Paulo Goulart), uma atleta (Maurren Maggi) e uma chef de cozinha (Roberta Sudbrack)."

domingo, julho 17, 2011

Bolo de cenoura salgado (Muuuito fácil!!)

E não é que o danado deu certo!! :))
Eu estava atrás de uma receita de bolo de cenoura salgado simples, mas, numa busca rapidinha pela net, só encontrei receitas de bolo recheado... :-/ Não era exatamente o que eu queria, sabe? Eu estava a fim de um bolinho com ares de pão, pro lanche da noite. Resolvi, então, adaptar a receita de bolo de cenoura tradicional que minha sogra sempre faz rapidinho, praticamente de olho fechado, e que é uma delícia!

quinta-feira, julho 14, 2011

**Bordados Vegetarianos** no blog Cozinha da Matilde!!

Fiquei tããão feliz de encontrar uma referência - lá no blog da chef Letícia Massula - ao post São Paulo: Babel gastronômica!!, publicado por mim aqui no ** Bordados Vegetarianos**, que vim correeeeendo compartilhar minha alegria com vocês!! :D

Vidrinhos de temperos e especiarias: uma ecoideia!

Inspirada pelo post Menos poluição visual na cozinha!, publicado ontem no fofíssimo Pitéu - cozinhafetiva, vou dar uma dica bem bacana pra vocês reutilizarem embalagens de vidro!
Nesse post, a paulistana-radicada-na-Bahia, Kátia Najara, contou pra gente como ela vem minimizando, com criatividade, seu desconforto com a poluição visual provocada, sobretudo na geladeira, pelas dezenas de rótulos que pululam nossa cozinha.

quarta-feira, julho 13, 2011

Capellini puxado na manteiga com alcaparras e sementes de girassol

Nem acreditei quando deram 10 horas da manhã e eu já estava com fome suficiente pra almoçar!
Na certa foi reflexo do café da manhã de passarinho, segundo o maridão, que nós tivemos de tomar hoje. Não tinha pão nem nada do gênero em casa... só nos restou atacar as frutas, but... digamos que foi light demais perto dos breakfast of the champions que a gente costuma tomar! ;)

Mimo para uma amiga especial: sal aromatizado

Quem vem acompanhando meus posts já deve ter percebido que eu sou adepta a um salzinho aromatizado :D
Realmente adooooro e venho fazendo minhas próprias misturinhas de sal (grosso iodado) e variadas ervas e especiarias, que têm dado um upgrade nas minhas aventuras culinárias.

sexta-feira, julho 08, 2011

Era uma vez, uma banana...

...simplória, sem graça, sem um pingo de glamour. Mas como ela era uma boa banana (afinal, era uma banana prata!!), a fadanana-madrinha percebeu a injustiça que cometeria se não ajudasse a pobrezinha a ter uma melhor sorte. Ela acabava de ter um insight:

sexta-feira, julho 01, 2011

Shimeji com espinafre, tomate e páprica

No post “Shimeji: duas variações sobre o mesmo tema”, eu contei pra vocês sobre a minha adorável queda por esses cogumelinhos bonitinhos e gostosinhos, né?
Contei até que fui encorajada pela nutricionista do CECOM-UNICAMP (acho que esse detalhe eu não tinha contado!) a usar e abusar das belezuras como fonte de proteína livre de cálcio, né?