Páginas

terça-feira, junho 04, 2013

Massinha delícia sem glúten e sem lactose!


SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE! MAS COM MUITO SABOR E MUITA COR! Fusilli (vulgo parafuso) com molho de tomate caseiro (azeite, alho e tomate), tofu amassadinho (orgânico, temperado com ervas) e muuuita cebolinha! Também usei manjericão fresco e flocos de alga desidratada pra dar um tcham. Ficou bem bom!
Essa MASSINHA é bem INTERESSANTE: feita à base de milho, não contém glúten ("como toda massa alimentícia de milho" Rá!) e (diz a embalagem que) é 0% (vulgo sem) de sódio. Pra quem não pode consumi-los ou precisa maneirar, taí uma #massaamiga!

Tem gostinho (bem leve) de milho e a textura é bem próxima à de um macarrão normal (cozinha mais rápido! Cuidado pra não passar do ponto). Da primeira vez que fiz, achei-a levemente amarguinha... desta vez, não achei. Será que tem a ver com o tempo de cozimento?? Da primeira vez, acho que cozinhei um pouco mais... ou seria o molho? Enfim, #ficaadica!

Essa versão tem tomate na massa, por isso ela tem esse vermelhinho lindo, que me encantou e me fez levá-la da prateleira ao carrinho, mesmo não tendo problemas com glúten. Fora que a embalagem é linda (sim, eu me deixo influenciar pelas embalagens hehehe).

A marca dessa é Tivva e eu paguei R$ 4,15 (500g) no Armazém São Vito (Av. Mercúrio, 222 - próximo ao Mercadão Municipal). Apesar das propagandas, este post não é patrocinado. Comprei, gostei, compartilhei. =)

ATÉ AQUI, esse texto foi postado originalmente na fanpage do Bordados Vegetarianos no Facebook. Fica o meu convite pra vocês conhecerem e se deliciarem com as receitinhas, dicas e links bacanas postados por lá. DAQUI PRA BAIXO, conteúdo produzido exclusivamente para o blog: a receita (e um pouco da sua história)!

Graças ao molhinho de tomate caseiro da minha mãe que estava estrategicamente guardado na minha geladeira, fiz esse macarrão lindo (para uma mãe, todo filho é lindo! hehe) e gostoso em menos de 10 minutos. Papo sério! O que é ótimo para aqueles dias de "almoço curto". Depois foi só complementar com uma saladinha de folhas variadas e grão de bico (gosto de usar aquele da marca Quero. Baratinho e funcional!), temperada com limão-cravo, tahine, azeite e um dentinho de alho ralado. Ah, e uma pitadinha de açúcar pra corrigir a acidez do molho. Delicious!

Voltando ao molho de tomate caseiro de mamãe, ele foi feito dourando alho picadinho em azeite (1 dente grande para cada 2 ou 3 tomates - aí é de gosto. Aqui em casa a proporção é 1 pra 1!) e acrescentando os tomates - sem sementes, mas com pele - cortados em cubinhos. É aquele molhinho rápido, sem apurar. É o tempo de os tomates murcharem e voilá! Lindo! Você pode aromatizá-lo com manjericão fresco ou alguma outra erva e/ou especiaria de sua preferência. Dá pra congelar, inclusive. Super coringa.

Cozinhei uma porção individual do macarrão, deixando-o al dente. Escorri, fiozinho de azeite pra não grudar, reservei. 3 colheres de sopa do molho de tomate na mesma panela, 1 quadradinho de mais ou menos 70g (1/4 de uma embalagem pequena, de 250g - drenado) de tofu fresco (o meu era temperado com ervas finas, mas pode ser o tradicional mesmo) amassadinho com um garfo, esquentou bem?, desliga o fogo, um punhado generoso de cebolinha fresca picada (eu congelo! você também?), fiozinho de azeite extra-virgem, corrige o sal e, se quiser, pode acrescentar mais algum tempero: eu usei flocos de alga desidratada, pois acho que combina com tofu! Taí uma coisa que descobri recentemente e adorei. É isso aqui ó, parece uma salsinha (e tem gostinho de alga, ou seja, de peixe...) e você encontra facilmente nos mercadinhos da Liberdade (SP). Misturou o macarrão, tá pronto. Tá lindo! Tá demais! E o melhor: vapt-vupt.

Prometo voltar. Adoro escrever posts para o blog, mas eles são mais trabalhosos. Então, como o tempo anda curto, tenho postado mais pelo Face... conteúdos mais curtinhos... mais ligeiros. Pra você que gosta do bordados, #ficaadica.

Até mais, então, e ótima semana. Com muita felicidade e boa comida!





4 comentários:

  1. Delícia!!! Adoro essa massa, aqui em casa consumimos sempre! O seu molhinho ficou uma tentação! Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, lembrei de você na mesma hora!! Obrigada, querida.

      Beijos e ótimo final de semana!

      Excluir
  2. Olá, bordadeira! Sou vegana e amo falar de comida, comprar comida, fazer comida, tudo isto!

    Adorei a sua dica, deve ser uma alimentação leve e saborosa. Gostei do toque do tofu temperado, e do grande toque que é a massa de milho.

    Grata,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Elaine!! Então temos muito o que conversar e compartilhar!!

      Cozinho e escrevo por paixão e fico muito feliz quando me dizem que foi útil. Obrigada!

      Um abraço e ótimo final de semana, com muita satisfação e comidinhas boas.

      Excluir

Acrescente mais um ponto neste bordado! Vou adorar! ;)