Páginas

quarta-feira, novembro 07, 2012

Bolo de baunilha com creme de limão siciliano (lemon curd)

Menos é mais! Se me pedissem pra traduzir a essência desse bolo em uma frase, essa seria a escolhida. Adoro receitas como essas, que combinam ingredientes simples, ficam prontas em instantes e enchem nossas tardes vidas de alegria, cor e sabor.

Combinei a receita hiper-mega-master simples de pão de ló da minha mãe...

2 claras em neve +
2 gemas +
1 xícara (menos 1 dedo) de açúcar refinado +
1 xícara de farinha de trigo peneirada +
1/2 xícara de leite integral fervente +
1 colher (chá) de essência de baunilha +
1 colher (sobremesa/rasa) de fermento em pó.
 (Tudo batidinho à mão mesmo, nessa sequência colocada acima. Como diz meu pai, "mole pro gato"! Assei em uma forma dessas de bolo pulman, untada com manteiga e farinha de trigo, em forno médio.)

 ... com a receita do famoso creme inglês de limão siciliano, o chamado lemon curd. Depois de uma busca no Google, escolhi esta receita, publicada recentemente no foférrimo Cupcakeando:

55g de manteiga
1/2 xícara de açúcar
1 ovo
1 gema
1/6 de xícara e 2 colheres de sopa de suco de limão siciliano, coado

Depois foi fácil, né? Deixei o bolo esfriar, cortei-o em três partes, recheei com o creme azedinho doce e cobri com uma espécie de glacê real. Digo "espécie", pois faltou coragem pra fazer o verdadeiro! Não que fosse difícil ou que levasse ingredientes inacessíveis. Nada disso! Faltou mesmo coragem de usar os 250g de açúcar de confeiteiro da receita original (achei que iria render muito mais do que eu precisava) e, mais coragem ainda de pegar a batedeira pra bater o moço. Fiz na munheca, com o meu super batedor de ovos que ganhei de mamãe. Aí deu nisso: ficou mais ralinho do que acho que ficaria caso a preguiça não tivesse batido à minha porta hoje à tarde. =) Coisa feia, né? Mas, no final, ficou ok.

Resumindo, minha cobertura ficou assim: 1 clara de ovo, uns 100g de açúcar de confeiteiro (sorry! não cheguei a medir direitinho), uma tampinha de essência de baunilha, umas gotas de limão siciliano e... força na munheca!! O gostinho de baunilha ficou bom, dando um toque legal ao conjunto.Aliás, essa combinação de baunilha (calor, carinho, acolhimento, amor) com o limão siciliano (inovação, desafio, estranhamento) é o ó de bom!

Devo ser sincera: gostei do resultado, mas confesso que esperava mais dessa combinação toda. Talvez tenha me faltado referência pra saber se o meu lemon curd estava no ponto... nunca experimentei, então fica mais difícil. O maridão, por exemplo, achou muito azedo. Já a minha queixa era outra: não sei se porque usei ovos caipiras, achei que acabou ficando um gostinho de ovo... não chegou a ficar aquele gosto e cheiro de ovo ruins, pois eu sempre tiro a pelinha da gema. Mas ficou um gosto e um cheiro pronunciados. Será que é isso mesmo??? Uma coisa é fato: esse creme fica com uma textura a-b-s-o-l-u-t-a-m-e-n-t-e perfeita!

Bem, vou continuar minha saga pelo lemon curd perfeito. E é claro que se eu descobrir alguma novidade, volto correndo pra contar a vocês!

Espero que aproveitem essa ideia de alguma forma.

Abraços!!

6 comentários:

  1. Oi querida, há quanto tempo não venho no seu espaço! Estou com meu marido doentinho e com a rotina do dia a dia, deixei de visitar muita gente! Estou retornando, agora. O que dizer desta e de outras receitas? São opções maravilhosas!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que felicidade tê-la em "minha casa", Elaine! Venha e achegue-se quando quiser, quando precisar!

      Muita saúde e paz a vocês! Cozinhar é um ato de amor. Alimenta a vida e a alma...

      Abraços e obrigada pelo carinho da visita =)

      Excluir
  2. A cozinha é mesmo cheia de segredinhos. Afinal, comer é bom demais. E essa sua receitinha deve ficar deliciosa. Muita paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Denise! Não sei o que é melhor, viu... comer ou cozinhar! Por isso, faço os dois! =D

      Obrigada pelo recadinho. Simpático e cheio de boas vibrações!!

      Abraços e um ótimo final de semana!

      Excluir
  3. Olá, Marcela...

    Adoro cozinhar também e toda a magia da cozinha...

    Adorei e fiquei aqui salivando com a receita desse bolo de baunilha...com limão...

    Nas receitas que levam ovos, eu sempre bato os ovos sozinhos muitos minutos que é para não dar gostinho...minha mãe que fala assim e faz, daí eu sigo...você já experimentou fazer assim?

    Sua apresentação está muito linda!!

    Tenha um ótimo final de semana,

    beijinhos,

    Lígia e turminha:))

    ResponderExcluir
  4. Olá, Lígia! Obrigada por dedicar um pouquinho do seu tempo pra visitar o blog e deixar uma dica preciosa por aqui!

    Eu costumo tirar a pelinha da gema, sabe? Sempre ouvi dizer que ela é que é a responsável por aquele cheirinho desagradável que fica em algumas receitas à base de ovos... mas confesso que não bati por muito tempo essas gemas. Será que é isso, então?? Legal! Vou testar e volto aqui pra contar!!

    Uma ótima semana pra você também!!

    Beijinhos e obrigada! =)

    ResponderExcluir

Acrescente mais um ponto neste bordado! Vou adorar! ;)