Páginas

sexta-feira, setembro 09, 2011

Legumes no vapor: salada ou prato quente?

Ambos, claro! E de preferência, numa mesma refeição! Olha que ideia boa que eu vim compartilhar com vocês para aqueles dias que não queremos comer o tradicional arroz com feijão (que eu adoooro de paixão) e acompanhamentos, mas também não queremos abrir mão de uma refeição nutricionalmente completa, gostosa, colorida, saudável e, claro, energética na medida!!

É uma ótima ideia também pra fazermos aquela limpa, por vezes necessária, na geladeira e sair cozinhando tudo (ou quase tudo) o que a gente vê pela frente. Quer mais um argumento a favor dessa prática e versátil maneira de consumir legumes? Você vai usar apenas uma panela, um escorredor de alumínio ou aço inox e uma tampa (eu usei a panela média e o escorredor próprio para cozimento no vapor deste jogo aqui ó, que ãããmo de paixão e indico super, apesar de não ser patrocinada por eles... nem por ninguém hehe).

Nem se pode dizer que você irá sujar esses apetrechos, pois no cozimento a vapor, não precisa usar nem um gotinha de óleo, nem um pouquinho de tempero. Só água mesmo! Uia, que beleza!! ;) Você gostou, né? Eu também!! ;)

Comecei preparando as cebolas para o tempero da "versão salada": 1 cebola amarela comum cortada ao meio (no sentido do comprimento) e depois em tirinhas fininhas, suco de 1/2 limão siciliano (já estava em uso), suco de meio limão taiti (idem!), suco de 1 laranja pera. Deixei marinando nesse caldo cítrico e perfumado enquanto eu preparava o restante das coisas.


Parti para o cozimento dos legumes. Primeiramente coloquei uns dois dedos de água na panela pra ferver. Enquanto isso, fui descascando e picando, em cubos, 3 batatas médias, que coloquei pra cozinhar no escorredor assim que a água ferveu. A partir daí, usei somente fogo brando. O esquema é: sai um, entra outro! Saiu a batata macia, entraram 2 mandioquinhas médias cortadas em cubos. Nesse momento, coloquei 3 ovos para cozinhar com um pouquinho de vinagre branco na água, pois, definitivamente, acho que isso facilita a retirada das casca. Saiu a mandioquinha, entraram 6 cenouricas (era orgânica e estava pequena demais dessa vez) cortadas em rodelas. Como estas são mais durinhas e levam mais tempo pra ficarem macias, assim que elas estavam al dente, acrescentei 1 maço de brócolis ninja (basta separar os buquês; eu nem descasquei os talos...), que cozinhou no tempo de as cenouras chegarem no ponto que eu queria: macias (e docinhas! hummm). Retirei os ovos do fogo, esfrie-os em água corrente, descasquei-os e cortei-os em 4, no sentido do comprimento. Fui ajeitando todos os cozidos em uma travessa e pronto!


Voltando ao molho: acrescentei à cebola marinada (mantive o caldinho cítrico dos limões com laranja): 2 colheres (sopa) de shoyu, 1 colher (café) de sal aromatizado, 2 ameixas umeboshi (em conserva) descaroçadas e picadinhas, 1 colher (sopa) de sementes de gergelim brancas torradas em frigideira antiaderente sem óleo, 1 pitada de glutamato monossódico e pra fechar esse molhinho com chave de ouro, 1 colher (sopa/rasa) de óleo de gergelim torrada. Aí foi só misturar tudo e reservar. O maridão adorou o molhinho! ;)




Temperei o feijão bolinha (que já estava cozido) com sal aromatizado com ervas e dois dentes de alho picados, fritos em 1 colher (sopa/cheia) de óleo de milho e prontinho: o segundo acompanhamento estava a postos já!!

Primeiro comi a versão salada e, depois, amassei a batata e a mandioquinha no feijão quentinho, misturei com os demais legumes cortadinhos, salpiquei com tomilho seco e pimenta calabresa, reguei com azeite e... mandei ver!! :D Que delícia de refeição. Jantei isso ontem e almocei hoje!! :)

Beijos, bom final de semana e até a próxima postagem!!

Falando nisso, peço desculpas antecipadamente, mas (com muita dor no coração!), por conta do trabalho,  vou ter de me ausentar um pouquinho do blog nas próximas semanas. Mas não me abandonem, tá bem? Assim que me for possível, volto correndinho pra compartilhar mais comidinhas gostosas com vocês, ok?

Beijos de novo!!



4 comentários:

  1. Rico, baratinho, saudável e muito gostoso, Manu!!

    Coisa boa, né?

    Obrigada pela visitinha carinhosa!

    Beijos e ótimo domingo*

    ResponderExcluir
  2. Seja muito bem-vinda, Flor!!

    Fico muito feliz que tenha gostado. ;)

    Obrigada pela visita e pelo recadinho carinhoso!

    Beijos e volte sempre*

    ResponderExcluir

Acrescente mais um ponto neste bordado! Vou adorar! ;)