Páginas

sexta-feira, agosto 26, 2011

Salada de penne com couve-flor e iogurte natural

Era pra ser apenas uma simples salada de couve-flor com azeitonas verdes... mas fui incrementando daqui... incrementando dali (leia-se: fiz um cata na geladeira!! hehe) e eis que surgiu essa refrescante e apetitosa salada de macarrão. O bom de tê-la servido com folhas de radicchio é que eu me diverti à beça fazendo trouxinhas recheadas, cujo principal barato foi comer com a mão, vendo TV!! hahaha Confesso que, de vez em quando, isso é muito bom! ;)

Comecei separando os buquês de meia couve-flor grande e cozinhando-os no vapor por 5 minutos, pois gosto deles al dente. Se você preferir a couve-flor mais para macia, pode cozinhar por mais uns minutinhos. Esfriei em água corrente e os destrinchei em buquês menorzinhos

Fatiei 1/2 cebola roxa bem fininha e a coloquei de molho no suco de 1 limão siciliano (dica excelente da minha musa inspiradora Nigella!!), pra minimizar sua acidez, sem perder a crocância e o sabor. Reservei no molho.

A partir daí, fui acrescentando à couve-flor tudo o que estava ao meu alcance: foram 10 azeitonas verdes picadas, 200g de tofu firme cortado em cubos, 1/2 pacote de tomatinhos sweet grape cortados ao meio, 1 dente grande de alho bem picadinho, 1 punhado beeem generoso de ramas de cenoura bem picadinhas (como a gente costuma fazer com a salsinha, sabe?), 1 pitada de Ajinomoto, 3 colheres (sopa) de um bom ketchup (eu tenho usado - e gostado muito! - (d)aquele Heinz), 1 colher (sobremesa) de uma boa mostarda (tenho usado da Heinz também), 1 colher (sobremesa) de sal, 1 colher (sopa) de azeite de oliva tradicional, 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem, 1 colher (sobremesa) de alho picadinho frito (comprado pronto!), 1 colher (café) de pimenta calabresa.

Acho que foi mais ou menos nessa altura que tive a ideia de transformar essa mistura em uma saladinha de macarrão, pois não tinha pão aqui em casa e eu não queria comê-la com arroz. Pra fazer um molhinho mais interessante cremoso, resolvi, então, acrescentar 150 ml de iogurte natural caseiro, que eu tinha feito um dia antes e estava na geladeira me tentando!

Pra temperar, usei 1 colher (sobremesa) de orégano seco e 1 colher (chá) de kümmel, que combinou muito bem com o iogurte, já que, pra mim, essas minúsculas sementes têm um paladar meio mentolado... hummm... delícia, viu! Por fim, acrescentei a cebola que estava de molho, com o suco de limão e tudo. Incorporei tudo delicamente e reservei.

Cozinhei 1/2 pacote de macarrão penne al dente, escorri, esfriei em água corrente e o acomodei em uma travessa. Ralei um dente pequeno de alho (opcional!) por cima do macarrão e o reguei com um fio de azeite extra-virgem. Juntei a couve-flor e amigos, incorporando tudo com bastante leveza.

Pois é... e pra completar, passei a mão numas folhinhas de radicchio fresquinhas que eu tinha comprado pra experimentar (amargo, né, gentens??) e fui me divertir com  minhas trouxinhas de macarrão, que me lembraram muito as trouxinhas de arroz com feijão e alface que minha mãe me ensinou a fazer (e a comer!) quando eu era criança. Eita lembrança boa que me veio agora :)

Beijos pra vocês e um excelente final de semana!!

E agora, um close na saladinha!


Obaaaaaaa!!! Sobrou para o almoço!! :P

Servido/a?!?! :D

6 comentários:

  1. Caramba!!!
    Que blog LEGAL, que blog bom, muito bom mesmo. Você escreve bem, é objetiva e posta receitas simples e que deixam a gente salivando. Te encontrei na sexta feira, sábado comprei ingredientes e hoje (domingo) vou fazer a salada croc croc e a sopa de ervilhas. Parabéns pelo blog e siga postando.
    Estou adorando.
    Abraços,
    Olga

    ResponderExcluir
  2. Hummm, que boa idéia!!!
    Adorei!!!

    Bjs...Boa semana!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Olga!!! Seja muito bem-vinda!!! :)

    Fiquei muito feliz por saber que gostou do blog. Espero que aproveite e que volte mais vezes. Este espaço é todo nosso. Poder compartilhar com vocês um pouco da minha paixão pelo mundo das panelas é um grande privilégio.

    Beijos e até a próxima!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Manu!!!

    Obrigada!! Uma excelente semana pra você também!!

    Beijocas*

    ResponderExcluir
  5. Oi meu amor!
    adoro suas receitas, com quem sera que parece?rsrsrs. te amo cada dia mais, se isso é possivel.

    ResponderExcluir
  6. Oi, mãezinha!! Papai-do-Céu foi muito generoso comigo... eu não poderia ter uma mãe mais maravilhosa!! ;)

    Obrigada por tudo!!

    Beijos com amor*

    ResponderExcluir

Acrescente mais um ponto neste bordado! Vou adorar! ;)